InícioMundo da Música“Esse Som tem História” – Vitrola 95

“Esse Som tem História” – Vitrola 95

“Moysa Mesquita trouxe a canção “Have You Ever Seen The Rain” da Banda Creedence Clearwater Revival.

Lançada em 1971, a música é considerada um dos maiores sucessos da banda. O sucesso foi tanto quando lançada que ficou entre as 10 mais tocadas nas paradas dos Estados Unidos, e seu compacto rendeu o oitavo disco de ouro para o Creedence. Isso deveria ser motivo de comemoração para a banda, mas não foi bem assim, pois apesar da banda estar no auge do sucesso na época, nos holofotes da fama, internamente o Creedence passava por várias crises entre os integrantes. O clima era de tensão e tristeza. Tanto que logo depois do lançamento da música, um dos principais membros da banda deixou o Creedence para seguir carreira solo. A banda tinha na formação os irmãos Tom e John Fogerty, e os amigos Doug Clifford e Stu Cook.

O que parecia ser uma trajetória de sucesso escondia complicados problemas internos, pois os integrantes da banda, Doug, Stu e Tom, incomodavam-se com o modo como tudo era conduzido e os papéis que ali representavam. Isso fazia parecer que a banda Creedence fosse somente de John, como “A Banda de John”. Dessa forma, a relação entre os irmãos Fogerty foi ficando cada dia mais abalada, e John pressentiu que a banda estivesse em seu fim. John, que passava por problemas de depressão, começou a sentir o clima dentro da banda e a escrever “Have You Ever Seen The Rain”, que significa “Você alguma vez viu a chuva?”. Apesar do tom triste, John Fogerty ainda tinha um fio de esperança de que tudo iria se resolver, que fosse apenas uma fase ruim.

Mas, infelizmente, isso não aconteceu, e Tom Fogerty deixou a banda em 1971 para seguir carreira solo, logo depois do Creedence chegar ao fim.

Ao compor “Have You Ever Seen The Rain”, John mistura sua melancolia com a tristeza de ver sua banda acabar. Assim, ele lamenta que aquele momento, que deveria ser de felicidade, não irá durar muito e será encerrado com uma grande tempestade.

“I want to know, have you ever seen the rain? (Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva?) I want to know, have you ever seen the rain? (Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva?) Comin’ down on a sunny day? (Caindo em um dia ensolarado?)”

Dessa forma, o compositor pergunta ao ouvinte: você já viu a chuva caindo em um dia ensolarado? Ou seja, você já passou por um momento em que deveria estar se sentindo feliz, mas na verdade sentiu o oposto disso?

Segundo John Fogerty, esse era o sentimento do Creedence na época: a banda estava no topo das paradas, tinham alcançado a fama e a riqueza, e mesmo assim estavam infelizes.

Em 2012, John Fogerty contou para a plateia de um show no Arizona que o significado da música mudou para ele com o tempo. Embora tenha sido escrita durante um período triste de sua vida, ele afirmou que agora essa música o fazia lembrar de sua filha Kelsey.

E aí, curtiu? Acompanhe de segunda a sábado “Esse Som Tem História” no Programa Vitrola 95 com Moysa Mesquita.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas