InícioDestaque"Rolezinhos" de Moto: Barulhos Perturbadores Incomodam Moradores de Três Corações.

“Rolezinhos” de Moto: Barulhos Perturbadores Incomodam Moradores de Três Corações.

Três Corações, 26 de dezembro de 2023.

Nos últimos dias, a tendência dos “rolezinhos” de moto, que ganhou destaque em todo o Brasil, tornou-se motivo de incômodo para os moradores de Três Corações. O fenômeno, que repercutiu intensamente, foi alvo de centenas de reclamações em diversos bairros, principalmente durante a semana de Natal.

Grupos de motoqueiros, caracterizados por altas velocidades e barulhos ensurdecedores de escapamentos modificados, foram flagrados perturbando a tranquilidade dos moradores, não apenas durante o dia, mas também durante a madrugada. Essa prática, que se tornou uma moda, gerou uma onda de indignação entre os residentes locais.

A ação desses grupos não apenas tira a paz dos moradores, mas também coloca em risco a segurança e o bem-estar da comunidade. O excesso de velocidade e os ruídos constantes dos motores modificados têm gerado desconforto e insatisfação generalizada.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inc. VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Logo, deve-se respeitar as características originais de seu veículo, para não ter problemas com a fiscalização.

O inc. XI, do mesmo art. 230 do CTB, também prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.

A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador, daí o barulho do escapamento é muito mais alto e insuportável, e as penalidades são as mesmas citadas anteriormente.

Para aplicar as penalidades legais, o agente policial precisa medir os decibéis com um aparelho chamado decibelímetro, pois ele não pode simplesmente se orientar pela audição do barulho do motor.

Porém, se o agente policial não tiver o aparelho no momento da autuação, poderá chamar um agente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), para verificar a moto e comprovar as modificações feitas na mesma.

Assim, de acordo com a Resolução nº 252 de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que prevê limites de ruídos nas proximidades do escapamento para veículos automotores, as penalidades devem ser aplicadas da seguinte forma: a) para motos fabricadas até 31 de dezembro 1998, o nível máximo de ruído permitido é de 99 decibéis (db); e b) para os modelos de motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são entre 75 e 80 db, de acordo com a cilindrada.

POLICIA MILITAR: 

-Ao testemunhar um “rolezinho” com manobras perigosas, disque imediatamente 190 Informe sobre a localização precisa e as atividades que estão sendo realizadas. Isso facilitará uma intervenção rapida e eficaz.

-Não incentive comportamentos arriscados: E importante que a população não incentive ou participe de atividades que possam colocar em risco a sua própria segurança e a de outros. Evite se envolver em situações ilegais ou que possam resultar em acidentes.

-Colabore na promoção da conscientização sobre os riscos associados aos “rolezinhos” de moto. Informe amigos, familiares e colegas sobre os perigos envolvidos nessas atividades, destacando as consequências legais e os impactos na segurança pública.

-A colaboração entre a população e as forças de segurança é crucial para criar um ambiente mais seguro para todos. Ao seguir essas dicas, podemos contribuir para a prevenção de atividades perigosas e para a construção de uma comunidade mais segura e consciente.

Diante desse cenário, os moradores de Três Corações expressaram sua indignação e cobraram providências das autoridades locais. A expectativa é que medidas efetivas sejam tomadas para coibir essas práticas, garantindo assim a paz e a segurança nas ruas da cidade.

A comunidade espera que as autoridades estejam atentas aos anseios da população, adotando ações que possam resolver essa situação e preservar a qualidade de vida dos moradores de Três Corações.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link: http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Ouça Radio Tropical FM 95,7

Link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

6 COMENTÁRIOS

  1. Não só perturbante a todos, como muitas vezes atrapalha no sistema de atendimento nos hospitais e no custo no sistema de saúde. Pois após um acidente provocado por esse ato que o chamam “delicadamente de “rolezinho” por muitos que querem aderir isso como moda. Toma a vez de quem está na fila para atendimento devido ao acidente provocado com a moto ao motoqueiro ou a terceiros . E depois vem o custo ao SUS. Até quando o mundo vai aturar a falta de noção?

  2. Eu quero saber sobre as bicicletas motorizadas, isso virou um terror na nossa cidade, é um absurdo o barulho desnecessário que somos, vamos assim dizer, obrigados a ouvir, aqui no meu bairro tem pessoas abusando desse uso, se reclamar é muito pior. Existe alguma lei regulamentar?
    Pra quem posso pedir socorro?

  3. Aqui em meu bairro, tbm está demais. Moro na Vila Fernão Dias, tenho um policial militar como vizinho, e ninguém toma providências. Acorda autoridades!!!!! Está fora de controle os rolezinhos desses vagabundos que não faz nada da vontade da além de perturbar os moradores de bem e nosso bairro!!!!

    • O meu amigo, imagino que você não tem conhecimento de como funciona o sistema, o Contran proibiu guinchar moto por essa razão, o máximo que o policial pode fazer é multar e colocar uma restrição no documento da moto que para vagabundo motoqueiro não muda nada, minha dica, reclama menos do seu vizinho e reclama mais de seu deputado e senador que trabalha somente para ajudar vagabundo.

  4. https://doutormultas.com.br/moto-barulhenta-da-multa/#conama-regulamenta-o-barulho-das-motocicletas Esse barulho excessivo é perturbação do sossego. E já existe regulamentação pela Resolução nº 418 de 2009 do CONAMA. Três Corações deve se posicionar firmemente com relação a esses abusos que ocorrem durante o dia, à noite e de madrugada, acordando todo mundo. É uma infração grave que penaliza os pontos na carteira e pode levar à apreensão do veículo. As bicicletas motorizadas também precisam ser fiscalizadas.

  5. Nós temos outro problema com esses “motoqueiros marginais” que são as motos com descarga barulhenta, como sempre as polícias no Brasil inteiro tentou coibir essa prática criminosa guinchando essas motos, o que o nosso Estado comunista fez através do Contran? Colocou um artigo no CTB e proibiram as polícias guinchar essas motos caso o motivo seja as descargas barulhentas, alguém tem alguma dúvida que esse governo comunista incluindo nossa justiça não vai dizer que esse tal “rolezinho” é um ato cultural e que não pode reprimir?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas