InícioNotíciasSecretaria Municipal de Educação divulga calendário escolar de 2024.

Secretaria Municipal de Educação divulga calendário escolar de 2024.

Três Corações, 15 de janeiro de 2024.

No final da semana passada a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria municipal de educação, divulgou o calendário escolar para o ano de 2024, e uma informação chamou a atenção de muitos pais e responsáveis. De acordo com o documento, as aulas só terão início em março. Essa decisão tem gerado uma série de questionamentos e reclamações por parte dos pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino.

Nós conversamos com alguns pais da comunidade para entender melhor as preocupações e críticas ao calendário e um dos principais pontos apontados diz respeito ao rendimento dos alunos. Vamos entender melhor:

Para atender ao número de aulas previsto na legislação, o calendário da rede municipal prevê um ano letivo que começa em 04 de março e vai até 18 de dezembro, contando com 6 sábados letivos, somente uma semana de recesso em julho e apenas 2 dias de recesso no lugar da tradicional semana das crianças, em outubro.

Para alguns pais, a sensação é a de que o ano letivo será “corrido” o que poderá levar a a prejuízos no aprendizado dos alunos. Cristina, moradora do centro, conversou com  nossa equipe de jornalismo se mostrou preocupada com o rendimento dos filhos na escola. Segundo a mesma “criança cansada não aprender direito.”  Como a rede particular e estadual de educação iniciarão o ano letivo mais cedo, ela manifesta também uma apreensão, neste sentido:  “Com o início das aulas tão tarde, fico preocupada se meus filhos conseguirão acompanhar o conteúdo durante o ano. Isso pode afetar o rendimento deles”, e afirma que gostaria de entender o motivo dessa decisão.

Nossa equipe buscou a opinião de uma professora, já em atuação a diversos anos na rede municipal de ensino, a qual preferiu não ser identificada em nossa matéria. Ela afirmou que apesar do calendário atender a todos os critérios exigidos pelas normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação faltou sensatez por parte da secretaria municipal na elaboração do mesmo.

Como em 2024 não teremos muitos feriados em dias uteis ou que levem a emendas o ano seria propício para um ano letivo menos atribulado, mais leve, nas palavras da professora. Entretanto, segundo a mesma: “em um ano que poderíamos atender os alunos com mais qualidade educacional, pois o tempo proporciona, agora serão atendidos também com qualidade, mas de forma tumultuada” em um ano letivo corrido e cansativo.

Nossa reportagem ouviu a especialista em educação Maria Aparecida Duarte que afimou que “é compreensível a preocupação dos pais e responsáveis. Iniciar o ano letivo mais cedo permite uma melhor a adaptação dos alunos além de tempo para uma avaliação, inicial de seus conhecimentos. O atraso no início das aulas pode, de fato, impactar o desenvolvimento pedagógico.”

Mas para além da questão pedagógica, tem muita gente preocupada com os reflexos econômicos da decisão do município em iniciar o ano letivo em 04 março. Um professor contratado pela prefeitura, ouvindo de maneira sigilosa pela nossa reportagem, se mostrou bastante preocupado, afinal, como foi dispensado pelo município no final de 2023 e as aulas somente terão início em março, seu primeiro salário somente será recebido em abril.

Em nota, a secretária municipal afirmou:

“Informamos que não haverá prejuízo pedagógico dos alunos e serão cumpridos os 200 dias letivos em todas as escolas da rede como prevê a legislação.”

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link: http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Ouça Radio Tropical FM 95,7

Link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

 

 

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas