InícioMundo da MúsicaESSE SOM TEM HISTÓRIA” – VITROLA 95 "ÁGUAS DE MARÇO" TOM JOBIM

ESSE SOM TEM HISTÓRIA” – VITROLA 95 “ÁGUAS DE MARÇO” TOM JOBIM

Este quadro tem emocionados as pessoas, tem percorridos histórias de grandes clássicos da música nacional e internacional, trazendo curiosidades de como a música foi criada, e inserida no mundo da música.

Moysa Mesquita, desta vez levou para o “Vitrola 95” a canção “Águas de Março” de Tom Jobim.

Tom Jobim é considerado um dos maiores nomes da música brasileira, conhecido como um dos criadores da Bossa Nova e um dos nomes que renovou o samba carioca, além disso era maestro e tocava vários instrumentos.

Suas canções, é como herança viva do seu talento, e até hoje emociona geração de fãs. É o caso de “Águas de Março”, uma de suas composições mais famosas, que já foi considerada a melhor música de todos os tempos.

O que muitas pessoas não sabem, é que Tom Jobim compôs “Águas de Março” sem muita expectativa, sem imaginar onde chegaria.

Em março de 1972, Tom Jobim passou um período em seu sítio de Poço Fundo, na região serrana do Rio de Janeiro, com o objetivo de finalizar o álbum Matita Perê — que de fato foi lançado no ano seguinte. 

Ele buscava por inspiração naquele lugar que lhe proporcionou a criação de outros sucessos, como Chega de Saudade e Chovendo na Roseira

Infelizmente, o sossego que ele tanto queria não foi possível. A propriedade estava passando por obras, em meio às chuvas daquele mês.

Entre um trabalho e outro, durante uma pausa, Tom começou a tocar uma melodia nova no violão. Eram as primeiras notas de Águas de Março. Sua mulher, Teresa, logo elogiou o som e o compositor escreveu os versos da tão conhecida letra, em um pedaço de papel de pão.

Porém, não foi só o clima e a construção que inspiraram o artista. No encarte do disco em que ela foi lançada, naquele mesmo ano, ele explicou que a sua maior inspiração foi o poema O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac. 

Como estava lendo Carlos Drummond de Andrade, Mário Palmério e Guimarães Rosa para compor as músicas de Matita Perê, ele também atribui as influências de Águas de Março a esses autores. 

Pegamos um trecho, para você entender_

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

Todos esses “personagens” de Águas de Março, sejam eles naturais ou não, são demonstrados em sua simplicidade. Cada um deles com a sua função primordial, que faz com que eles sejam quem realmente são: uma cobra, um pau, João, José, um espinho na mão…

Mais um ensinamento filosófico que Tom nos transmite com a sua letra: a vida é o que ela é, as coisas são o que são. Simples e puras, como uma construção artesanal e os fenômenos da natureza. 

Au, edra, im, minho
Esto, oco, ouco, inho
Aco, idro, ida, ol, oite, orte, aço, zol
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

Para finalizar, com várias assonâncias, ao retirar a primeira letra de algumas palavras que compõem a música, o artista nos presenteia com mais uma reflexão profunda. 

No decorrer da vida, somos marcados pela expectativa do fim, aqui representada pelo fechamento do verão.

Aos poucos, o começo se perde e o que nos resta é a promessa de uma nova vida, depois da morte. E, embora essa passagem seja óbvia, é ela que faz o ato de viver ser tão mágico! 

E “Águas de Março”se tornou grande sucesso na voz de Tom Jobim com sua grande amiga Elis Regina.

E ai curtiu?

Acompanhe de segunda a sábado “Esse Som Tem História” no Programa Vitrola 95 com Moysa Mesquita.

https://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY

Ouça a Tropical direto no seu celular:
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz ✅
https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Rádio Noticia
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp.

Link:
wa.me/553532393606

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas