InícioMundo da Música“ESSE SOM TEM HISTÓRIA” – VITROLA 95

“ESSE SOM TEM HISTÓRIA” – VITROLA 95

Moysa Mesquita, hoje conta a historia por trás da canção “Ovelha Negra” Rita Lee

Rita Lee Jones de Carvalho! Rita Lee como é conhecida a grande rainha do Rock Brasileiro

A Rainha do Rock alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves.

Em 1975, depois de ser expulsa dos Mutantes, banda que ela fazia parte, Rita Lee lançou o álbum “Fruto proibido” com uma balada rock de sua autoria que é considerada como sua obra-prima chamada: “Ovelha negra”.

“Ovelha negra” veio como um desabafo da compositora sobre sua demissão do grupo os Mutantes. Na letra Rita Lee mostrou como se sentiu quando foi expulsa como uma “Ovelha negra”.

O disco vendeu 200 mil cópias no ano em que foi lançado, um recorde para um disco de rock nacional.

A música Ovelha Negra é um dos maiores sucessos da artista. Prova disso é que, depois de sua morte, seu nome se tornou o mais buscado no YouTube nas últimas 24h, e Ovelha Negra, a sua canção mais buscada na plataforma. 

 Um dos motivos para tanto sucesso é que a música é carregada de sentimento e cantada de um jeitinho que só Rita Lee sabe fazer. Mas você conhece a história por trás dessa canção?!

Confira a história da canção “Ovelha Negra”, de Rita Lee

Ocupando a 15ª posição na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, divulgada pela Revista Rolling Stone, em 2008, Rita Lee construiu uma carreira única e se tornou um dos nomes mais importantes da história do rock brasileiro. 

Não podemos, falar sobre a história de Ovelha Negra sem lembrarmos de sua passagem pela banda Os Mutantes, onde começou sua carreira.

A banda de rock psicodélico surgiu durante o Movimento Tropicalista no Brasil e era formada por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee. 

O grupo teve início em 1966 e terminou em 1978. Antes disso, no entanto, em 1972, Rita Lee saiu da banda após ter sido expulsa. A justificativa é que ela não tinha a linha “progressiva-virtuose”, como conta Rita Lee seu livro autobiográfico, lançado em 2016: 

“Chego ao ensaio e me deparo com um clima tenso/denso. Até que Arnaldo quebra o gelo, toma a palavra e me comunica (…). ‘A gente resolveu que a partir de agora você está fora dos Mutantes porque nós resolvemos seguir na linha progressiva-virtuose e você não tem calibre como instrumentista”. 

Três anos depois, em 1975, Rita Lee resolveu desabafar e lançou Ovelha Negra, um dos seus maiores sucessos, que foi lançado com a banda Tutti-Frutti no álbum Fruto Proibido, e mostrou seu potencial no cenário musical. 

“Levava uma vida sossegada/ Gostava de sombra e água fresca”, dizem os primeiros versos da canção. Mas as coisas não eram bem como ela pensava, descobrindo que ela não se encaixa na família que acreditava pertencer: “Foi quando meu pai me disse filha/ Você é a ovelha negra da família/ Agora é hora de você assumir/ Uh Uh e sumir”. 

No refrão, ela segue desabafando: “Baby Baby/ Não adianta chamar/ Quando alguém está perdido/ Procura se encontrar/ Baby Baby/ Não vale a pena esperar oh não/ Tire isso da cabeça/ E ponha o resto no lugar”. 

E assim, nasceu Ovelha Negra, um dos maiores sucesso da grande Rita Lee, eterna Diva do Rock Brasileiro.

E ai, curtiu?

ACOMPANHE DE SEGUNDA A SABADO “ESSE SOM TEM HISTÓRIA” NO  PROGRAMA VITROLA 95 COM MOYSA MESQUITA.

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz ✅️

https://chat.whatsapp.com/LdE4F73Ysrt8Fm8zQXvcvk

Rádio Noticia
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:
wa.me/553532393606

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas