InícioMundo da MúsicaEsse som tem hítória com o " O bêbado e a equilibrista"...

Esse som tem hítória com o ” O bêbado e a equilibrista” no Vitrola 95

O Bêbado e a Equilibrista, a icônica canção de Aldir Blanc e João Bosco, que ganhou notoriedade na voz de Elis Regina e também foi parte do álbum “Elis, Essa Mulher” em 1979, celebra seu 44º aniversário. Esta música atemporal continua a ser uma homenagem marcante ao período da Anistia no Brasil e ao início do declínio da ditadura militar.

A letra desta canção ressoa com referências diretas aos eventos e personalidades que enfrentaram a dura repressão durante a ditadura militar brasileira. “Marias e Clarices” são homenagens a Maria, filha do metalúrgico Manuel Fiel Filho, e a Clarisse Herzog, esposa do jornalista Vladmir Herzog, ambos mortos sob custódia do DOI-CODI por se oporem ao regime militar.

A menção à “volta do irmão do Henfil” refere-se a Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, irmão do famoso cartunista Henfil. Betinho foi exilado de 1971 até 1979, quando finalmente retornou ao Brasil. Ele desempenhou um papel importante na resistência contra a ditadura e na defesa dos direitos humanos.

A música também alude ao Ato Institucional nº 5 de 1968, que restringiu as liberdades democráticas no país. Betinho, um sociólogo e ativista dos direitos humanos, enfrentou perseguições e teve que se exilar no Chile até a promulgação da Lei da Anistia em 1979.

Além de seu ativismo político, Betinho também se dedicou à causa da reforma agrária, co-fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e liderou a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, uma organização que promoveu a participação cidadã na melhoria das políticas públicas sociais.

Em 1986, Betinho foi diagnosticado com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) devido a uma transfusão de sangue, o que o levou a se tornar um defensor dos direitos das pessoas com HIV/AIDS. Ele fundou e presidiu a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS e trabalhou incansavelmente até sua morte em 1997.

“O Bêbado e a Equilibrista” permanece como um lembrete poderoso da luta do Brasil contra a ditadura e um tributo às vozes corajosas que se levantaram em tempos difíceis. Hoje, comemoramos 44 anos dessa canção emblemática que continua a inspirar gerações com sua mensagem de esperança e resistência.

OUÇA O VITROLA 95 : SEG A SEX 6H AS 8H – SAB 6H AS 9H

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz ✅️

https://chat.whatsapp.com/LdE4F73Ysrt8Fm8zQXvcvk

Rádio Noticia
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:
wa.me/553532393606

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas