InícioDestaqueDiscussão entre Vereadores na Câmara Municipal de Três Corações Gera Acusações Veladas...

Discussão entre Vereadores na Câmara Municipal de Três Corações Gera Acusações Veladas e Acusação de Suposto Ato de Corrupção Ativa do Prefeito.

11 de Junho de 2024 – 15h08 – Por Elisson Gonçalves 

Três Corações, MG 

Na noite de ontem, durante a sessão dos vereadores na Câmara Municipal de Três Corações, a reunião ficou marcada por uma discussão acalorada entre os vereadores Tom Tom e DJ Wesley. A troca de farpas culminou em acusações veladas e uma suposta acusação de corrupção ativa envolvendo o prefeito Gordo Dentista.

O debate começou após o secretário municipal de obras e serviços públicos, Marcinho Bitu, anunciar que a prefeitura irá romper o contrato com a empresa Best, devido à ineficiência na coleta de lixo no município. A decisão foi vista como um gesto positivo pelo governo municipal por todos os vereadores, mas rapidamente a situação tomou um outro rumo e o clima mudou.

O vereador DJ Wesley, de maneira irônica, reconheceu a atitude do secretário e do executivo municipal, mas fez referência a supostos áudios onde o prefeito Gordo Dentista teria oferecido dinheiro do próprio bolso para que os garis trabalhassem no final de semana. A declaração foi rebatida pelo vereador Tom Tom, que afirmou que a população não sabe o que realmente acontece nos bastidores do plenário e que muitas situação  não se resolvem no município por conta desses bastidores na Câmara.

Essa afirmação intensificou ainda mais a discussão, envolvendo também o presidente da casa, vereador José Maria de Lacerda, e o vereador Juvenil André. Em defesa da Casa Legislativa, o presidente afirmou que há transparência na Câmara e aproveitou para afirmar que o prefeito, no mínimo, praticou supostamente corrupção ativa.

“Estamos muito satisfeitos novamente em saber e ter a palavra do secretário aqui de que é descontado todos os dias em que a empresa não fez a prestação de serviços como estava previsto no contrato, né? Ironicamente falando, né? Eu acho que não tem previsão legal para reembolsar o prefeito que tirou do bolso para pagar o gari no último final de semana, pelos áudios que circulavam nas redes sociais, né?

Não sei se felizmente ou infelizmente, mas não tem essa previsão não, né? Então é o dinheiro do prefeito mesmo? Parece que voltamos a 1990, o prefeito tirando dinheiro do bolso para pagar o gari. É triste, né?

Não, Tom Tom. Não, eu estou reclamando. Eu sei que você é um defensor do prefeito, um defensor ferrenho e pode se defender no microfone. Deixa eu só terminar a palavra, que estou na minha palavra ainda. Não é que se faz estar ruim, que se não faz estar ruim também, Tom Tom. É lamentável que a gente precise chegar a esse ponto, se há de convir comigo. Eu, particularmente, como eu falei aqui, ironicamente, de forma até brincando com a situação, não estou achando ruim o prefeito ter tirado o dinheiro do bolso e pagado o gari. Pelo menos o gari saiu para trabalhar. Quem vai trabalhar de graça? Ninguém trabalha de graça.

Então, que bom que resolveu a situação, mas é lamentável uma cidade de 75 mil habitantes em 2024 ter que viver essa situação. Se a gente não puder falar isso, pode largar a mão. Faça a sua defesa e fique à vontade”, argumentou o vereador DJ Wesley.

“Se eu só te falar uma coisa, não é defesa do prefeito. É defesa das pessoas, defesa da cidade. Infelizmente, se esse plenário tivesse cheio toda segunda-feira e volto a repetir, se as pessoas viessem nas reuniões de comissão toda semana, elas iriam conhecer cada um dos vereadores que tem aqui.

Porque vir aqui no microfone, falar bonitinho é muito fácil. Vocês não sabem o que acontece atrás dessa cortina quando só está a gente aqui. Muitos aqui só atrapalham o andamento da cidade, sim. E sempre que eu tiver que falar de uma situação que eu achar que está certo, eu vou falar, como você falou e você acha que está certo e está tudo certo. Não tem problema. Não sou defensor do prefeito, não. Sou defensor da nossa cidade, que, infelizmente, muitas coisas que não aconteceram nessa cidade aconteceram atrás dessas cortinas. Mas, infelizmente, as pessoas não vêm aqui, não participam para saber quem é cada um aqui dentro”, rebateu o vereador Tom Tom.

Em defesa da Casa, o vereador e presidente da Câmara, José Maria de Lacerda, se manifestou: “Gente! Não tem nada de obscuro… Nós temos um diretor jurídico e um diretor administrativo, nós não ocultamos nada… E o que o prefeito cometeu, no mínimo em tese, é corrupção ativa e será denunciada ao Ministério Público. O que ele (prefeito) comentou em ano eleitoral, no mínimo em tese, é corrupção ativa.”

O vereador Juvenil André também se pronunciou: “O vereador foi eleito para fiscalizar o Executivo… e o prefeito cometeu um crime se aproximando das eleições de corrupção ativa, oferecendo dinheiro, e o vereador ainda está defendendo um crime.”

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura para ouvir tanto a Procuradoria Geral do Município quanto o prefeito, e nos foi informado que o Executivo irá analisar a situação e fará contato com nosso jornalismo assim que tiver um posicionamento. Também entramos em contato com o vereador José Maria de Lacerda para mais esclarecimentos sobre sua fala no plenário.

“O prefeito oferecendo dinheiro para gari… Uma boa intenção, sim, mas de boa intenção, né, o inferno está cheio de boas intenções. Se a firma contratada já recebe para tal, a firma que tem que arcar com essa responsabilidade. No ano eleitoral, isso inclusive é tipo abuso de poder econômico. Ministério Público já foi cientificado, cabe ao Ministério Público Eleitoral apurar essa prática. A Câmara não é omissa, já comunicou o Ministério Público Eleitoral, e o prefeito afirmou que realmente ofereceu, e o vereador da base do prefeito confirmou esse oferecimento. Mas isso não é normal, gente, o ano é atípico, o ano é ano eleitoral, então vamos deixar para o Ministério Público apurar e vamos aguardar o desfecho, porque já foi levado ao conhecimento do Ministério Público”, explicou José Maria de Lacerda.

Continuaremos acompanhando os desdobramentos dessas declarações.

Para mais detalhes sobre a sessão, acesse o site oficial da Câmara Municipal de Três Corações https://www.camaratc.mg.gov.br ou acompanhe o canal do YouTube da Câmara Municipal https://www.youtube.com/watch?v=l0QS_nmlXVQ&t=1s

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Ouça Radio Tropical FM 95,7

Link:https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas