10 de Junho de 2024 – 15h20 – Por Elisson Gonçalves
Três Corações, MG
Ontem, o Dia Nacional da Imunização foi celebrado com uma série de ações em vários municípios do país. A data destaca a importância da vacinação, que, além de proteger o indivíduo, beneficia o coletivo, inclusive aqueles que não foram vacinados.
A vacinação é fundamental para que o organismo se defenda de infecções e previna quadros graves de diversas doenças transmissíveis. Quando realizada em larga escala, a imunização reduz a circulação de vírus e bactérias, um fenômeno conhecido como imunidade coletiva ou imunidade de rebanho. Essa proteção ajuda a diminuir a propagação de doenças, protegendo até mesmo aqueles que não receberam a vacina.
No Dia Nacional da Imunização, comemorado neste domingo (09), o Instituto Butantan enfatizou não apenas o impacto individual das vacinas, mas também seu impacto coletivo. Uma população amplamente imunizada oferece menos oportunidades para que vírus e bactérias se repliquem e se espalhem, reduzindo significativamente seu poder de transmissão.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a vacinação contra 14 doenças transmissíveis, como difteria, hepatite B, sarampo, coqueluche, poliomielite e febre amarela, salvou 154 milhões de vidas e reduziu em 40% o número de mortes infantis no mundo ao longo dos últimos 50 anos. O Butantan citou o caso da varíola como exemplo de sucesso, sendo a primeira doença transmissível erradicada do planeta. O esforço global liderado pela OMS, iniciado no final dos anos 1960, durou mais de uma década e envolveu milhares de profissionais de saúde, que administraram mais de meio bilhão de vacinas durante esse período.
A varíola, causada pelo Poxvirus variolae, provocava uma infecção severa caracterizada por erupções na pele e matou mais de 300 milhões de pessoas ao longo dos 80 anos em que esteve ativa. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, de forma gratuita, 48 imunobiológicos, incluindo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Segundo o Ministério da Saúde, há doses destinadas a todas as faixas etárias, além de campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.
Em suas campanhas de conscientização, o Butantan reafirma que “as vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças preveníveis pela vacinação. Quando adotadas como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde, considerando o custo-benefício”. No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação inclui não apenas crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas, na rotina de imunização, 19 vacinas.
A celebração do Dia Nacional da Imunização é um lembrete crucial da importância das vacinas na promoção da saúde pública e na proteção de vidas em todo o mundo.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link:http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27
Ouça Radio Tropical FM 95,7
Link:https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353