InícioDestaqueDia Nacional da Imunização é Celebrado com Ações em Diversos Municípios do...

Dia Nacional da Imunização é Celebrado com Ações em Diversos Municípios do País.

10 de Junho de 2024 – 15h20 – Por Elisson Gonçalves 

Três Corações, MG 

Ontem, o Dia Nacional da Imunização foi celebrado com uma série de ações em vários municípios do país. A data destaca a importância da vacinação, que, além de proteger o indivíduo, beneficia o coletivo, inclusive aqueles que não foram vacinados.

A vacinação é fundamental para que o organismo se defenda de infecções e previna quadros graves de diversas doenças transmissíveis. Quando realizada em larga escala, a imunização reduz a circulação de vírus e bactérias, um fenômeno conhecido como imunidade coletiva ou imunidade de rebanho. Essa proteção ajuda a diminuir a propagação de doenças, protegendo até mesmo aqueles que não receberam a vacina.

No Dia Nacional da Imunização, comemorado neste domingo (09), o Instituto Butantan enfatizou não apenas o impacto individual das vacinas, mas também seu impacto coletivo. Uma população amplamente imunizada oferece menos oportunidades para que vírus e bactérias se repliquem e se espalhem, reduzindo significativamente seu poder de transmissão.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a vacinação contra 14 doenças transmissíveis, como difteria, hepatite B, sarampo, coqueluche, poliomielite e febre amarela, salvou 154 milhões de vidas e reduziu em 40% o número de mortes infantis no mundo ao longo dos últimos 50 anos. O Butantan citou o caso da varíola como exemplo de sucesso, sendo a primeira doença transmissível erradicada do planeta. O esforço global liderado pela OMS, iniciado no final dos anos 1960, durou mais de uma década e envolveu milhares de profissionais de saúde, que administraram mais de meio bilhão de vacinas durante esse período.

A varíola, causada pelo Poxvirus variolae, provocava uma infecção severa caracterizada por erupções na pele e matou mais de 300 milhões de pessoas ao longo dos 80 anos em que esteve ativa. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, de forma gratuita, 48 imunobiológicos, incluindo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Segundo o Ministério da Saúde, há doses destinadas a todas as faixas etárias, além de campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

Em suas campanhas de conscientização, o Butantan reafirma que “as vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças preveníveis pela vacinação. Quando adotadas como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde, considerando o custo-benefício”. No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação inclui não apenas crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas, na rotina de imunização, 19 vacinas.

A celebração do Dia Nacional da Imunização é um lembrete crucial da importância das vacinas na promoção da saúde pública e na proteção de vidas em todo o mundo.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Ouça Radio Tropical FM 95,7

Link:https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas