A plataforma é mais uma ferramenta da Policia Civil de Minas Gerais para o combate a violência doméstica.
Aconteceu na tarde da última sexta-feira(27), na Câmara Municipal de Três Corações, o lançamento da plataforma de atendimento virtual “Chame a Frida”. Estiveram presentes no evento de lançamento a Chefe de Policia Civil de Minas Gerais a delegada Leticia Gamboge;a delegada Regional da Policia Civil dra. Alexandra Gonçalves; a delegada da Delegacia da mulher de Três Corações a dra. Hipólita Brum de Carvalho além dos vereadores, a imprensa e diversas autoridades dentre elas o vice prefeito Nadico Vilela. .
O evento marcou a inauguração da plataforma, que se trata de chatbot, que utiliza o aplicativo WhatsApp, para atender de forma imediata às solicitações de vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.
De acordo com a escrivã da PCMG Ana Rosa Campos, idealizadora do “Chame a Frida”, o projeto foi concebido durante a pandemia da covid-19, “diante de um cenário em que muitas mulheres tinham dificuldade de acesso às delegacias de polícia”. Assim, em abril de 2020, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, unidade na qual a escrivã é lotada, adotou a proposta, que, desde então, vem ganhando destaque nas ações da Polícia Civil no enfrentamento da violência doméstica no estado.
Na cerimônia de lançamento do Chame a Frida em Três Corações, a PCMG realizou uma homenagem, com a entrega de certificados aos Amigos e Colaboradores da Polícia Civil, reconhecendo a parceria de autoridades do Legislativo Municipal, Estadual e Federal; do Poder Judiciário, do Ministério Público; do Executivo Municipal; das forças de segurança atuantes na região; além de representantes da advocacia e da sociedade civil organizada.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27