AUTISMO

    0
    86

    Autoriza o Poder Executivo a instituir a primeira semana de abril como a semana de referência à realização de ações integradas e coordenadas para conscientização do autismo no município de Três Corações.

    Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a instituir a primeira semana de abril como a semana de referência à realização de ações integradas e coordenadas para conscientização do autismo no município de Três Corações, e dá outras providências.

    § 1º Considerando que o dia 02 de abril é reconhecido internacionalmente como o dia mundial da conscientização do autismo, as ações de que trata o caput deste artigo serão na primeira semana do mês de abril de cada ano.

    § 2º As ações de que trata o caput deste artigo, constituem um conjunto de medidas para esclarecer o que vem a ser o autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce, que contariam com:

    I – caminhada, a ser definida em um dia da primeira semana do mês de abril de cada ano, objetivando dar visibilidade ao assunto;

    II – orientação e capacitação de profissionais, familiares e cuidadores;

    III – disponibilização de exames;

    IV – disponibilização de uma equipe multidisciplinar com o objetivo de ampliar a discussão e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

    Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado a regulamentar, através de Decreto, os atos necessários à execução da presente Lei.

    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, nos termos do art. 174 e §1º da Lei Orgânica Municipal.

    Complemento

    JUSTIFICATIVA

    Senhor Presidente,

    Senhora Vereadora,

    Senhores Vereadores,

    De início, respeitosamente, cumprimento os Eminentes Pares, ensejo em que me permitam dispor sobre o teor desse projeto de lei.

    Encaminho este projeto de lei, para que a partir da sua aprovação “o Poder Executivo venha a instituir a primeira semana de abril como a semana de referência à realização de ações integradas e coordenadas para conscientização do autismo no município de Três Corações, e dá outras providências”.

    Evento anual contará com uma caminhada em dia a ser definido todo ano no mês de abril, com o objetivo de dar visibilidade ao assunto, para que tragam a sociedade para a discussão do tema.

    Profissionais de saúde, cuidadores e familiares estarão sintonizados com a necessidade de que as políticas públicas relativas ao autismo sejam implementadas em nossa realidade. Desta forma, a “semana da conscientização do autismo”, se torna extremamente importante.

    Aprovando este projeto, a população autista ganhará visibilidade do ponto de vista supra-publicitário, ou seja, que se converta em demanda atendida. Uma vez inserido no calendário, torna-se oficial, e, assim, ganham maiores possibilidades e capilaridades nos diversos meios.

    Portanto, temos que tal projeto é constitucional, aliado a isso, a flagrante competência dessa Casa Legislativa para apresentação de tal matéria, com isso em mente, apresentamos o presente projeto de lei, esperando contar com o apoio dos nobres pares.

    Você não tem permissão para enviar voto. Cadastre-se ou faça login para votar!

    Total de 0 Votos
    0%
    Anuncie Aqui