InícioDestaqueGreve no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações Completa Mais de 30...

Greve no IFSULDEMINAS – Campus Avançado Três Corações Completa Mais de 30 Dias.

27 de Maio 2024 – 15h14 – Por Zezinho Rodrigues e Elisson Gonçalves. 

Três Corações, MG 

A greve no Instituto Federal IFSULDEMINAS – Campus Avançado Três Corações, MG, já ultrapassa 30 dias. Professores e técnicos administrativos aderiram à greve nacional convocada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Entre as principais reivindicações dos servidores estão:

  • Recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino (IFEs).
  • Ampliação do orçamento do Auxílio Estudantil.
  • Complementação do quadro de servidores conforme portaria 713/2021.
  • Revogação de medidas que atentam contra o serviço público.
  • Reestruturação e valorização das carreiras de técnicos administrativos e professores.
  • Recomposição das perdas salariais ocorridas no período entre 2017 e 2022.

Em entrevista ao repórter Zezinho Rodrigues, Bruno Weber Ribeiro da Coordenadoria de Administração e Planejamento do Campus Avançado em Três Corações, destacou a angústia dos servidores com a situação: “Após a deflagração da greve aqui no campus de Três Corações, MG, já estamos desde 22 de abril, então tomando mais de 30 dias. Estamos todos angustiados com relação ao retorno das aulas. Nossos gestores também estão querendo voltar ao trabalho. Queremos voltar com as atividades normalmente, só que depende das negociações.”

Bruno explicou que o governo apresentou uma proposta que não atende às necessidades mínimas para a recomposição da carreira e para a sustentabilidade a longo prazo da administração pública no ensino federal. Ele enfatizou que a estrutura atual está esvaziando a carreira pública e que as propostas do governo não foram suficientes para resolver os problemas históricos enfrentados pelos servidores.

“O governo passou 30 dias sem negociar conosco. O Sindicato, após a primeira proposta, já apresentou uma contra-proposta, e agora o governo esperou 30 dias para colocar em uma mesa de negociação uma proposta que modifica muito pouco e não atende às necessidades fundamentais de uma estrutura de carreira viável a longo prazo,” disse Bruno.

Nesta semana, está prevista uma plenária do Sindicato para discutir a nova proposta do governo. Uma assembleia realizada em Três Corações já rejeitou as duas propostas iniciais para carreiras docentes e de Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs).

“O sentimento entre os servidores da educação é de descontentamento e sensação de não pertencimento e reconhecimento pelo Governo Federal,” afirmou Bruno. Ele ressaltou que a greve continuará até que a plenária do SINASEFE, que deve ocorrer esta semana, decida se aceita ou não a nova proposta do governo. “Nós não queremos que isso se estenda; a nossa vontade é o retorno.”

A situação permanece tensa e a expectativa é que as negociações possam avançar para um desfecho que atenda às demandas dos servidores e permita a retomada das atividades acadêmicas no IFSULDEMINAS – Campus Avançado Três Corações.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Ouça Radio Tropical FM 95,7

Link:https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas