InícioDestaqueConta de água ficou mais cara a partir desta segunda-feira.

Conta de água ficou mais cara a partir desta segunda-feira.

Três Corações, 02 de janeiro de 2024.

A conta de água  ficou mais cara a partir desta segunda-feira (1º). A Companhia de Saneamento Basico de Minas Gerais (COPASA) reajustou a tarifa.

Em novembro de 2023, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) autorizou um aumento médio de 4,21% nas tarifas de água e esgoto, que começaria a valer no primeiro dia de 2024.

O reajuste é realizado anualmente e considera a inflação do período e as bonificações ou penalidades impostas à companhia, pelo cumprimento ou não das metas estabelecidas pela agência reguladora.

Segundo a Arsae-MG, no último ano, foram aplicadas penalidades tarifárias nos quesitos de controle de perdas e atendimento telefônico à Copasa, o que colaborou para que o percentual ficasse abaixo da inflação.

Em 12 meses, contados até novembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, acumulou alta de 4,68%.

Famílias de baixa renda que são atendidas pelo serviço da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) podem pedir a inclusão no programa Tarifa Social, que reduz o valor da conta de água e esgoto.

O benefício é destinado a moradores que têm renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Para solicitar o desconto, é necessário que os clientes estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.

O ano de 2023 foi marcado por desafios relacionados à falta constante de água em diversos bairros de Três Corações e em várias cidades do sul de Minas. Na última semana do ano, o prefeito Gordo Dentista fez um pronunciamento abordando um importante passo tomado pela Prefeitura em relação aos problemas no serviço prestado pela COPASA.

A Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral, ingressou com uma ação civil pública cível contra a COPASA, apontando questões relacionadas à manutenção das redes de saneamento e registros de esgotos a céu aberto, despejados de forma irregular em diferentes localidades da cidade.

Em uma decisão recente, a justiça concedeu uma liminar favorável ao município, determinando a “suspensão da cobrança da tarifa de esgoto da população afetada, vez que inexistindo serviço ao esgotamento sanitário”. Essa decisão representa uma vitória inicial para a Prefeitura e os moradores afetados pelos problemas no saneamento.

Entretanto, é necessário aguardar os trâmites legais, aguardando a citação formal da concessionária para que esta cumpra ou recorra da decisão. Ainda não há uma data definida para que essa decisão reflita diretamente no valor das contas de água e esgoto dos moradores.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link: http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Ouça Radio Tropical FM 95,7

Link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas