Três Corações, 02 de janeiro de 2024.
Na tarde de quinta-feira, 28 de dezembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável pela apuração da demissão de 17 agentes de saúde da Prefeitura Municipal de Três Corações reuniu-se para determinar as datas das oitivas. A CPI, composta pelos vereadores Juvenil André de Oliveira Clemente, Wesley Michel Rezende Dardaque e Carlos Eduardo Silva de Oliveira, agendou as oitivas para os dias 9 e 11 de janeiro de 2024, terça e quinta-feira, respectivamente.
O caso remonta à exoneração dos agentes de saúde que atuavam no PSF do bairro Parque das Colinas em 28 de setembro de 2023. A Prefeitura Municipal alegou descumprimento reiterado das atribuições, o que resultou na abertura de um processo administrativo contra os profissionais.
Durante o processo de apuração, a equipe do programa “Cidade em Revista” buscou ouvir ambas as partes envolvidas, tanto o Poder Executivo quanto os agentes de saúde, para entender as diferentes perspectivas sobre o ocorrido. No entanto, o Executivo informou que, por enquanto, se manifestará apenas por meio de uma nota oficial.
Segue a nota oficial da Prefeitura de Três Corações encaminhada pela Assessoria de Comunicação:
“A Prefeitura de Três Corações vem esclarecer os fatos sobre a demissão de agentes comunitários de saúde do PSF Colinas. A atividade principal dos agentes comunitários de saúde é a realização de visitas domiciliares, visto que são o elo entre a comunidade e a unidade de saúde, a fim de assegurar o bom planejamento da administração pública a respeito da saúde da família nos bairros.
Mesmo depois do alinhamento com os ACSs, alguns agentes vinham descumprindo reiteradamente suas atribuições, principalmente com relação ao expediente de trabalho e às visitas domiciliares, o que ocasionou processo administrativo e as devidas rescisões.
Asseguramos que a comunidade não será prejudicada, pois serão realizadas novas contratações para que os bairros continuem sendo atendidos de forma digna e eficiente na área da saúde da família.”
O programa “Cidade em Revista” também buscou contato com algumas agentes de saúde que foram desligadas, mas as que foram contatadas preferiram não conceder entrevista.
A CPI segue acompanhando o caso de perto, buscando esclarecer os acontecimentos e garantindo transparência à população tricordiana.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27
Ouça Radio Tropical FM 95,7
Link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353