10 de Janeiro de 2025, 10h45 Por Elisson Gonçalves
Três Corações, MG – Três Corações, MG, oficializou seu retorno ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL/SAMU) durante uma Assembleia realizada nesta terça-feira, 7 de janeiro, em Varginha, MG. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, incluindo 92 prefeitos de municípios integrantes do consórcio.
Durante a Assembleia, foi eleita a nova diretoria do CISSUL/SAMU para o biênio 2025/2026. O Prefeito de Caldas, Ailton Pereira Goulart, assumiu a presidência do consórcio, enquanto o Prefeito de Alpinópolis, Rafael Henrique da Silva Freire, ocupará o cargo de presidente do Conselho Fiscal. Além disso, o Conselho Técnico Executivo foi renovado, com a inclusão de seis novos membros representando diversas regiões de Minas Gerais.
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA MACRORREGIÃO DO SUL DE MINAS iniciou suas atividades em 31 de janeiro de 2015.
Com sede administrativa e Central de Regulação situadas na cidade de Varginha-MG, é considerado o maior consórcio de saúde do país em número de cidades atendidas.
O CISSUL gerencia o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Sul de Minas, abrangendo atualmente 153 cidades, divididas em 4 regionais: Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando uma população de mais de 2.600.000 (dois milhões e seiscentas mil) pessoas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa de saúde tripartite (Federal, Estadual e Municipal com base na Lei 11.107/05), que tem por finalidade oferecer o socorro à população em suas residências, locais de trabalho e vias públicas. Composto por uma equipe de condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.
Hoje estão distribuídas logisticamente no sul de minas, 35 bases descentralizadas, onde existem no total 35 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e 09 ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).
Desde 28 de abril de 2016 a operação de Serviço de Atendimento do Aero médico é realizada, uma parceria entre o CISSUL SAMU e o BOA- Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. A aeronave Arcanjo é utilizada quando é necessária a redução do tempo resposta para atendimento das vítimas, bem como resgates de difícil acesso.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link:http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27