Foi publicado na última sexta-feira, 3 de outubro, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o edital para a seleção de 1.178 novos policiais penais, que vão reforçar o quadro de servidores do sistema prisional mineiro.
As inscrições estarão abertas entre os dias 2 e 22 de dezembro, e o salário inicial oferecido é de R$ 5.332,64, além de ajuda de custo diária para alimentação, paga por dia efetivamente trabalhado. As provas estão marcadas para o dia 25 de janeiro de 2026, e a taxa de inscrição é de R$ 48,90.
Entre as vagas disponíveis, são 244 para ampla concorrência feminina, 27 para pessoas com deficiência, 816 para ampla concorrência masculina e 91 para pessoas com deficiência.
Para quem mora em Três Corações ou nas cidades da região, os locais de prova mais próximos são Lavras, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Todas as informações detalhadas, incluindo o conteúdo programático, etapas do concurso e resultados, podem ser consultadas no site oficial depen.seguranca.mg.gov.br.
Concurso reforça segurança no sistema prisional mineiro
Esse é o segundo edital lançado durante a gestão do governador Romeu Zema e faz parte do plano do governo estadual de reforçar o efetivo da segurança pública. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância da seleção para o fortalecimento da categoria e melhoria das condições de trabalho nas unidades prisionais.
“Lançar mais um concurso para policiais penais em Minas Gerais é um passo fundamental para fortalecer nossa instituição. Com uma tropa de cerca de 17 mil profissionais, precisamos ampliar essa equipe com qualidade, para que a Polícia Penal mineira seja reconhecida como a melhor do país. Nosso objetivo é um crescimento sólido, baseado no conhecimento e no aprimoramento contínuo”.
Atualmente, o sistema prisional mineiro conta com cerca de 17 mil policiais penais e servidores técnico-administrativos, que atuam em 166 unidades prisionais espalhadas por todo o estado. Esses profissionais são responsáveis não apenas pela segurança interna, mas também por atividades voltadas à saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa dos custodiados.
Além do efetivo convencional, a Polícia Penal dispõe de grupos especializados, como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (GPAER), o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Escolta Tática Prisional (GETAP) e o Comando de Operações Especiais (COPE). Todos atuam com foco no uso racional da força e no respeito aos direitos humanos.
Oportunidade de estabilidade e crescimento profissional
O concurso representa uma importante oportunidade para quem busca estabilidade, formação técnica e carreira na segurança pública. Com as provas marcadas apenas para o início de 2026, ainda há tempo para quem deseja se preparar e estudar com tranquilidade até o período da seleção.
OUÇA A MATÉRIA
Rádio Notícia
Envie sua denúncia, crítica ou sugestão para o Jornalismo da Rádio Tropical
Whatsapp 35 – 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo de notícias
Notícias de Três Corações em seu whatsapp
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27