18 de Outubro de 2024, 14h46 Por Elisson Gonçalves
Três Corações, MG – A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta quinta-feira (17/10), a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, com o objetivo de conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre os crescentes golpes de estelionato praticados pela internet. Entre os golpes mais comuns estão o “pix errado”, promoções falsas, falsos atendentes de bancos, cupons de desconto fraudulentos e boletos falsos.
A campanha, que conta com o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, faz parte das estratégias da PMMG para reduzir a criminalidade no estado e foi elaborada com base em três pilares: comunicação, inteligência e operações.
Na área de comunicação, a campanha trará spots de rádio, outdoors, cartazes com dicas de segurança e vídeos com o influencer, que serão veiculados em todo o estado. No campo da inteligência, a PMMG direcionará esforços para identificar e deter os criminosos envolvidos. Além disso, diversas operações serão realizadas, e um novo Procedimento Operacional Padrão foi implementado para agilizar o registro de ocorrências e facilitar a investigação.
Segundo o coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PMMG, essa será a maior campanha já realizada em ambiente virtual pela instituição. “É uma ação preventiva que busca, de forma bem mineira, alcançar toda a sociedade. Agradecemos o apoio do Governo de Minas e ao Tião por entender a importância de ajudar as pessoas a se protegerem desse tipo de crime”, afirmou.
Tião Bruto, emocionado, destacou a importância de estar alerta. “Sai de Cana Verde e estou muito feliz em estar com a nossa Polícia Militar. O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procurem a Polícia Militar”, disse.
O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial, reforçou a gravidade dos estelionatos virtuais, que afetam o mundo todo. “Todos corremos o risco de cair em golpes, por isso a importância dessa campanha”, declarou.
A PMMG pede que as vítimas façam o registro de ocorrência para que os responsáveis possam ser presos e outros golpes evitados. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 79.869 casos de estelionato virtual em Minas, um aumento significativo em relação a anos anteriores, evidenciando a urgência de conscientização da população.
A campanha chama toda a sociedade a compartilhar as peças publicitárias e ajudar na prevenção contra os estelionatários.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link:http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link:https://chat.whatsapp.com/KPwFQRD1wddAojOLl7r5uZ