InícioNotíciasPesquisa da CNM aponta cenário fiscal preocupante para prefeituras mineiras, incluindo Três...

Pesquisa da CNM aponta cenário fiscal preocupante para prefeituras mineiras, incluindo Três Corações, MG.

20 de Dezembro de 2024, 13h12 Por Elisson Gonçalves

Três Corações, MG – A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nesta semana sua pesquisa anual sobre o pagamento do 13º salário para o funcionalismo público municipal, e os dados revelam um panorama preocupante em todo o Brasil. Em Minas Gerais, a situação é ainda mais delicada: 28% das prefeituras estão endividadas, e 96% precisarão utilizar o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para quitar o benefício dos servidores.

A pesquisa, que busca analisar a saúde fiscal das administrações municipais no pagamento do 13º salário, também abordou, neste ano, o contexto de fim de mandato. Realizada entre 20 de outubro e 6 de dezembro, a coleta de dados incluiu 4.473 prefeituras – representando 80,33% dos municípios brasileiros.

Entre os resultados, mais de 38% dos gestores entrevistados demonstraram baixa confiança na economia nacional para o início da próxima gestão. A crise financeira foi apontada como o principal obstáculo, mencionado por 71,2% das prefeituras, seguida pela instabilidade política e econômica, com 52,1% das respostas.

No que diz respeito ao pagamento do 13º salário, 94,1% das administrações municipais afirmaram que o adicional de 1% do FPM será essencial para cumprir essa obrigação. Entre as prefeituras que já iniciaram o pagamento, 60,2% quitaram a primeira parcela, e 36,8% se comprometeram a pagar até o dia 20 de dezembro. Apenas 1,3% admitiram atrasos. Para a segunda parcela, 94,2% afirmaram que quitarão o valor até o dia 20, enquanto 2,5% deverão atrasar.

Situação de Três Corações reflete a realidade estadual

A realidade de Três Corações acompanha o cenário enfrentado por outros municípios mineiros. Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação, o secretário de Finanças, Thiago Mesquita, reconheceu os desafios enfrentados pela administração local. Segundo ele, a prefeitura segue empenhada em cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, garantir os direitos dos servidores e atender às demandas da população.

Questionada sobre a situação salarial dos funcionários públicos, foi informado a nossa reportagem , de maneira não oficial, que os pagamentos seguem em dia. No entanto, o clima de apreensão com as finanças públicas permanece.

Com um panorama de crise generalizada entre as prefeituras mineiras, o pagamento do 13º salário e a estabilidade fiscal continuam sendo grandes desafios para os gestores municipais.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

 

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas