A partir desta segunda-feira, 15 de setembro, motoristas de Três Corações e região, assim como de todo o estado, poderão regularizar pendências de seus veículos durante abordagens em blitz, utilizando o pagamento via Pix. A medida, anunciada pelo Governo de Minas, busca oferecer praticidade e reduzir custos com remoção para pátios credenciados.
A iniciativa, implementada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), possibilita a quitação de débitos estaduais, como IPVA, Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) e multas vencidas, que impedem a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Após o pagamento, o documento é liberado instantaneamente.
Segundo o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, a novidade garante mais agilidade e evita despesas extras. “Antes, o motorista precisava arcar, além da dívida original, com taxas de guincho e diárias do pátio. Agora, a possibilidade de resolver a situação no ato evita gastos adicionais e dá ao cidadão o direito de conduzir seu veículo imediatamente após a regularização”, destacou.
Como regularizar
A consulta de valores pode ser feita no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), no Trânsito MG ou no aplicativo MG App, informando o número do Renavam. O pagamento é realizado via Pix, aplicativos bancários, caixas eletrônicos ou nos guichês das instituições arrecadadoras.
Após quitar os débitos, o motorista deve acessar o site do Trânsito MG e atualizar a situação do veículo para obter o CRLV eletrônico. O documento pode ser apresentado em formato digital ou impresso. O agente de trânsito também poderá verificar a atualização diretamente no sistema.
Apesar da nova facilidade, a autuação prevista no Código de Trânsito Brasileiro para conduzir veículo sem licenciamento continua valendo. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47.
Prazos para o CRLV 2025
Placas finais 1, 2 e 3: exigência desde 1º de setembro.
Placas finais 4, 5 e 6: prazo até 30 de setembro.
Placas finais 7, 8, 9 e 0: prazo até 31 de outubro.
O CRLV comprova que o veículo está em condições legais de circulação e deve ser apresentado junto com a CNH, a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
OUÇA A MATÉRIA
Rádio Notícia
Envie sua denúncia, crítica ou sugestão para o Jornalismo da Rádio Tropical
Whatsapp 35 – 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo de notícias
Notícias de Três Corações em seu whatsapp
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27