12 de Setembro de 2024, 13h50 – Por Elisson Gonçalves
Três Corações, MG – A luta por maior igualdade na política está cada vez mais presente no debate público, mas os números ainda revelam um cenário desafiador. Minas Gerais, por exemplo, apresenta a terceira menor taxa de mulheres candidatas a prefeituras no Brasil. Apenas 11% das candidaturas ao executivo no estado são de mulheres, superando apenas o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.
Em Três Corações, a situação também reflete essa disparidade. Dos 16 candidatos ao executivo municipal — cargos de prefeito e vice —, apenas duas são mulheres, ambas concorrendo como vice-prefeitas. No legislativo, a desigualdade persiste: das 229 candidaturas para vereador, somente 75 são femininas.
Esses dados, fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram um descompasso entre a representatividade feminina nas eleições, principalmente em cargos majoritários. Segundo o Censo Demográfico de 2022, a população brasileira é composta por 51,5% de mulheres, o que representa quase 6 milhões a mais do que os homens. No entanto, essa maioria numérica ainda não se reflete nas urnas.