Quando me deparei com essa expressão, confesso que fiquei um pouco confusa. Não conhecia tal forma de explanação, mas ao me aprofundar em seu significado, me confrontei com sentimentos profundos que vão desde o desespero até a calmaria.
Esse texto é dedicado a você, que tem o sonho de ser mãe, mas por diversos motivos em sua vida, ainda não pôde realizar este sonho da forma que idealizou em sua mente.
Mães tentantes.
O desabrochar de uma flor sempre é lindo e muitas mulheres, por não conseguirem engravidar naturalmente, começam a se comportar como folhas secas, só esperando que o vento as leve. Acreditam que, de alguma forma, não são boas o suficiente para gerarem uma vida em seus ventres.
Mas espere. Nem tudo está perdido. Há outras formas de vivenciar esse amor de mãe em sua vida. Mãe não é somente aquela mulher que engravida. Mãe é aquela mulher que consegue desenvolver dentro de si um amor incondicional.
Quantas lágrimas já escorreram por sua face quando, mês após mês, nenhum resultado positivo de gravidez aconteceu. Todavia, quantos sorrisos e alegrias você já proporcionou para as pessoas que conviveram com você durante esse mesmo período.
Não se cobre tanto, a cada um de nós é dado vários e vários dons. Tenha fé. Tudo acontece quando tem que acontecer. Se a forma de amar não acontecer da forma como você idealizou, transcenda. Existem muitas pessoas que necessitam desse amor de mãe: crianças, jovens, adultos, idosos.
Não enterre seus sonhos porque eles não estão ocorrendo conforme você planejou. Sempre existem outras formas de sonhar. Mude o foco, mas não perca seu objetivo. O mundo precisa de amor, de pessoas que estejam dispostas a disseminar essa semente e contagiar a todos.
Adote um ser humano e o ensine a amar. Não importa a idade. Ser mãe é transcender todas as explicações plausíveis, pois o milagre da vida acontece quando você respeita e ama seu semelhante e não somente quando você coloca mais um ser humano no mundo.
Não importa de que forma irá acontecer. Assuma a mãe que está dentro de você e desabroche. Se surpreenderá ao perceber que irá se tornar uma das mais belas flores desse jardim chamado vida, pois a mulher que compreende que o amor incondicional já se encontra dentro de si, não é uma mãe tentante, é uma mãe corajosa e empoderada, pronta para amar quem estiver disposto a receber seu amor.