Janeiro branco é o mês escolhido para a conscientização da saúde mental e emocional, visando sempre uma melhora na qualidade de vida do ser humano. Mas nem sempre conseguimos internalizar esta conscientização, com tantas desinformações rolando nos meios de comunicação tanto virtuais quanto reais.
Conviver em sociedade não é uma tarefa fácil. Exige de cada um de nós paciência e muita maleabilidade, além de uma inteligência emocional em dia. Porém, quando isso não acontece de uma forma equilibrada (lembrando que todos nós podemos e muitas vezes iremos cometer erros), podem ocorrer cobranças internas e externas que afetarão diretamente o nosso psicológico, desencadeando pensamentos e atitudes que podem nos adoecer.
Ter a consciência de que não somos perfeitos e de que podemos mudar a nossa forma de pensar e agir faz com que a nossa saúde mental possa se equilibrar mais vezes e durante períodos maiores de tempo, o que nos possibilita a tão sonhada qualidade de vida. Combater crenças limitantes, entender que ansiedade e depressão não são frescura ou até mesmo falta de um alicerce religioso é importante para que possamos ter uma saúde mental saudável.
Quem cuida da mente, cuida da vida, por isso, invista no bem estar e qualidade da sua saúde mental, já que uma mente “barulhenta” não é capaz de ouvir ou assimilar situações e eventos, o que dificulta ou até mesmo paralisa a sua evolução. Tudo afeta a saúde mental e a saúde mental afeta tudo.
Imprevistos acontecem todos os dias e para que você esteja pronto para eles é necessário você se reinventar, enfrentar os obstáculos e procurar ajuda quando pensar em desistir (e infelizmente é o que as pessoas ainda insistem em fazer: desistir, mentindo para elas próprias de que está tudo bem quando na verdade não está).
Lembrando sempre de que está tudo bem não estar bem, ninguém fica bem o tempo todo. Somos humanos e somos repletos de sentimentos e emoções. Por isso, aproveite este mês de conscientização e cuide da sua mente. Ah, e não seja egoísta, incentive quem você ama a fazer o mesmo.
Quem tem saúde mental, tem tudo!