InícioDestaqueInstituto Federal de Três Corações se Destaca no Ideb 2023 entre as...

Instituto Federal de Três Corações se Destaca no Ideb 2023 entre as 10 Melhores Notas do Sul de Minas.

16 de Agosto de 2024 – 15h30 – Por Elisson Gonçalves 

Três Corações, MG – O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Avançado de Três Corações, alcançou uma importante conquista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. A instituição se destacou entre as 10 melhores notas do sul de Minas Gerais no ensino médio, com uma nota de 5,4. Este resultado coloca o IFMG Três Corações em uma posição de destaque na região, refletindo o comprometimento com a qualidade da educação oferecida.

No topo da lista, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Avançado Carmo de Minas, liderou com uma nota de 6,3. O Colégio Tiradentes PMMG de Pouso Alegre seguiu com 6,0, enquanto o Colégio Tiradentes PMMG de Lavras obteve 5,9. Outras escolas que também se destacaram foram a Escola Estadual Dino Ambrósio Pereira e o Centro de Educação Profissional Tancredo Neves, ambas em Brazópolis, com notas de 5,6 e 5,5, respectivamente. A Escola Estadual Professor Maximiano Lambert, de Córrego do Bom Jesus, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a Escola Estadual Professora Maria Antonieta Romano Salgado completam o grupo de destaque, todas com a nota 5,4.

Os dados do Ideb 2023, considerado o principal indicador de qualidade da educação no Brasil, foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O panorama geral das escolas estaduais de Minas Gerais revelou uma queda no Ideb dos anos finais do ensino fundamental, de 5,0 em 2021 para 4,6 em 2023. No entanto, nos anos iniciais, houve um leve crescimento, passando de 6,0 para 6,2. No ensino médio, o índice manteve-se estável em 4,0.

Nas escolas privadas do estado, o Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental subiu de 7,6 para 7,8. Já nos anos finais, houve uma pequena queda de 6,9 para 6,8, enquanto no ensino médio, a queda foi mais acentuada, passando de 6,3 para 5,4.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) destacou que a comparação entre os resultados de 2023 e 2021 é complexa, especialmente devido aos desafios impostos pela pandemia, como o ensino remoto e a aprovação automática para evitar a evasão escolar. Para enfrentar esses desafios, a SEE-MG tem implementado diversas iniciativas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos da rede estadual. Entre essas iniciativas, destaca-se o Plano de Recomposição das Aprendizagens, que busca preencher as lacunas de aprendizado por meio da criação de Núcleos de Gestão Pedagógica e da realização de visitas às escolas.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

 

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas