Três Corações, 12 de janeiro de 2024.
Servidores públicos da Prefeitura de Três Corações alegam que não receberam parte do salário referente a dezembro no ano passado.
Cerca de 3 mil funcionários receberam apenas 30% do salário, referente ao ticket que é pago no início do mês, mas o restante do salário ainda está pendente.
Na manhã desta sexta-feira (12), alguns servidores e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos, além de vereadores, estiveram na frente da prefeitura para pedir que os salários sejam pagos integralmente.
Ainda sem receber os salários referentes a dezembro de 2023, os servidores municipais de Três Corações estão enfrentando incertezas e descontentamento. A situação gerou uma onda de questionamentos nas redes sociais e contatou a redação de diversos veículos de comunicação, incluindo nosso jornalismo.
A falta de informações claras e a disseminação de rumores provocaram uma guerra de narrativas envolvendo servidores, vereadores, o vice-prefeito e o prefeito Gordo Dentista. Após dias de especulações, o prefeito fez um pronunciamento assumindo o atraso e destacando que essa situação não é exclusiva de Três Corações. Ele assegurou que a questão será resolvida na próxima semana, pedindo a compreensão e confiança dos servidores em sua gestão, mas não esclareceu a causa do atraso.
O vice-prefeito Nadico, por sua vez, emitiu uma nota expressando sua preocupação com a situação e protocolou um requerimento buscando esclarecimentos sobre os motivos do atraso, solicitando também o depósito imediato dos salários dos servidores. Ele ressaltou que, durante seu período como prefeito, os pagamentos eram realizados pontualmente.
Nossa reportagem contatou a Prefeitura Municipal, buscando esclarecimentos e mais informações sobre esse atrasado do pagamento dos servidores públicos, e foi nos encaminhado pela Secretaria de Comunicação a seguinte nota:
“A Prefeitura de Três Corações comunica que o pagamento dos servidores está previsto para ocorrer entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2024. A Secretaria Municipal de Finanças informa que a situação é decorrente da baixa arrecadação nos últimos meses.
Esta situação nunca ocorreu antes nesta administração, que tem como pilar o respeito e a valorização do funcionalismo público municipal. Todos estamos empenhados em resolver o problema já na próxima semana.”
A Câmara Municipal também se manifestou sobre o tema, destacando que não há responsabilidade direta da casa legislativa no atraso dos salários. Houve menções de alguns vereadores sobre a previsibilidade do ocorrido, e a questão dos R$2 milhões restantes do orçamento de 2023, não devolvidos pela Câmara à Prefeitura, foi esclarecida, indicando que a lei não obriga a devolução e que esse valor poderia ser utilizado pela Casa para um novo repasse. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria de Lacerda em entrevista ao repórter Zezinho Rodrigues afirmou que a questão não tem relação com o orçamento da casa e que ele lamenta muito a situação ter chegado a esse ponto.
No ano passado, a prefeitura chegou a pedir à Câmara de Vereadores uma autorização para uso de R$ 28 milhões que ainda seriam arrecadados de impostos. A câmara autorizou e esse dinheiro foi usado para o pagamento de pensionistas e funcionários contratados e efetivos.
A insegurança persiste entre os servidores, que aguardam uma solução para o atraso nos pagamentos. Nosso jornalismo continuará monitorando a situação, buscando mais informações e atualizações sobre o caso.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27
Ouça Radio Tropical FM 95,7
Link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353