09 de Abril de 2024 – 15h07– Por Zezinho Rodrigues e Grasiela Mello
Três Corações, MG
Associação Comercial está liderando discussões sobre iniciativas independentes para atrair investimentos para a região. Caio Moura Analista de Proteção Investimento do Invest Minas compartilhou sobre as propostas em andamento e os projetos de logística e armazenamento em destaque durante uma entrevista exclusiva ao Jornal Cidade em Revista.
“Então, muito obrigado por ter me recebido e eu tenho a expectativa de que a gente possa fazer muitos bons negócios. Na verdade, nós, da Invest Minas, possamos atrair bons investidores para cá. Dentro da Invest Minas, eu sou analista, eu trabalho atendendo diretamente os empresários, os investidores que estão interessados em implantar empreendimentos novos ou expandir os que já existem.
O atendimento da Invest Minas é vasto, nós atendemos quase todos os setores da economia e eu, por exemplo, atendo um pouquinho na indústria de transformação, atendo bastante estabelecimentos de comércio, principalmente atacado e centro de distribuição, mas eu também atendo empresas que são do setor de inovação, de desenvolvimento de software, de tecnologia, que têm uma demanda de um todo estado completamente diferente do comércio e da indústria.
O empresário que trabalha com a inovação, ele precisa de mais apoio do estado de quem está começando, ele precisa de subvenção econômica, precisa ou de uma incubadora, quando é startup, ou de uma aceleradora, então precisa de programas do governo, é como se fosse alguém mais novinho e nós ajudamos nesse sentido, nós apresentamos tudo que o estado tem de bom para esse tipo de empreendimento.
Investimento em tecnologia e inovação não existe sem universidades, sem faculdades, então nós sabemos disso, nós precisamos fazer, principalmente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, precisa fazer parcerias, precisa fazer programas de governo voltados para a inovação para tecnologia.
Investimento em o que nós fazemos é correr atrás dos investidores, correr atrás de quem tem algum projeto e apresentar o que o estado tem de vantagens para eles. Bom, quem trabalha com inovação e tecnologia, primeira coisa, tem até o dia 17 de abril para fazer inscrição no programa de governo, o programa de subvenção econômico, que é o Compete Minas, Compete Minas está com o edital agora e até o dia 17 de abril tem a data limite para inscrição e se mexe que vem tem mais um segundo período de inscrição dessa terceira é rodada, essa subvenção econômica, o que é isso?
É um fundo voltado para investimento em quem trabalha com o desenvolvimento e é tipo fundo perdido, a diferença é que é preciso prestar contas, o BDMG também oferece linhas para quem faz trabalho com inovação, trabalha com repasses do BNDES, da FNEP e trabalha com recursos próprios também, então tem as minhas para inovação e inova crédito que é voltada para quem trabalha com inovação, então tudo isso quem está em Três Corações(MG) pode obter por ser de Minas Gerais.
O Subsecretario de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede MG , Bruno Araujo , explicou sobre os trabalhos em estreita colaboração com a comunidade empresarial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região.
Em uma entrevista exclusiva, o subsecretário compartilhou as iniciativas em andamento e discutiu como as parcerias entre o setor público e privado estão catalisando projetos de investimento em ciência e tecnologia.
“Atualmente, estou atuando no Governo do Estado de Minas Gerais dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico liderando a pasta de ciência, tecnologia e inovação aqui para o Estado. Então, a pasta que ela é transversal, porque ciência, tecnologia e inovação, ela tá em tudo.
O agro, a indústria, serviço, comércio, todo mundo tem um momento de fazer uma pesquisa, desenvolvimento, precisa de tecnologia, precisa de inovação. Então, a gente tá atrás desse desenvolvimento econômico aqui para destacar Três Corações para o Sul de Minas e, claro, para o Estado de Minas Gerais inteiro.
Trouxemos junto com a gente aqui o Caio do Invest Minas para também fazer uma apresentação literalmente sobre a tração de investimento para a cidade de Três Corações e também tivemos aqui com o Lucas Mendes, superintendente de pesquisa tecnológica e o Felipe Queiroga, diretor de pesquisa e desenvolvimento dentro da Secretaria, com o nosso secretário Fernando Passalho.
E para gente fazer o que o nosso governador, o Romeu Zema e o nosso vice governador, professor Mateus, sempre pede. Tá perto do público, perto das pessoas, perto dos mineiros, porque só assim a gente vai realmente conseguir resolver os problemas deles e melhorar a situação, a qualidade de vida de todos os mineiros.
Quais são as iniciativas em andamento para incentivar empresas a investirem em pesquisas de desenvolvimento?
A gente tem várias, assim, aqui em Minas Gerais a gente tem um recurso garantido constitucionalmente que é um valor bem alto, bem substancial de investimento em ciência, tecnologia e inovação. Mas não só esse recurso público do Estado, a gente também conta com o próprio setor produtivo, grandes empresas cooperativas, associações que fazem investimento pesado nessa área e claro, as nossas DCT, as universidades mineiras, federais, particulares, estaduais, mas a gente conta com um ecossistema muito pujante aqui no nosso estado de Minas Gerais e é prioridade para o nosso governador Romeo Zema essa pauta.
Por isso que a gente sabe da importância de estar perto do setor produtivo, das empresas e da academia, das universidades, para poder apresentar as oportunidades. A gente tem hoje ainda em aberto o edital do Compete Minas, pesquisador na empresa, a gente tem o Pro Inovação, que é a melhor linha de crédito para a inovação do país hoje.
Eu sou de Varginha, então conheço Três Corações há muitos anos, sei do potencial que Três Corações tem, sei da capacidade que não só geográfica, e isso todo mundo já conhece, tá bem localizado, é uma cidade mais plana, enfim, a gente sabe dessa capacidade, mas o principal é o povo tricordiano, então a gente pode ver aqui o setor produtivo empolgado, querendo trazer mais investimentos para a cidade, a gente viu aqui a associação comercial mostrando trabalho mesmo para poder trazer mais empresas aqui para a cidade, poder gerar mais emprego para o povo daqui de Três Corações, então a gente também está bem empolgado enquanto governo do Estado para ver o crescimento de Três Corações deslanchada a forma que Três Corações merece.”