InícioNotíciasProdutores e transportadores de Três Corações já podem consultar autenticidade das GTAs...

Produtores e transportadores de Três Corações já podem consultar autenticidade das GTAs on-line.

Produtores e transportadores de animais de Três Corações agora têm uma nova ferramenta para garantir mais segurança e transparência no transporte agropecuário. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) disponibilizou a consulta on-line da autenticidade das Guias de Trânsito Animal (GTA), permitindo a verificação rápida e acessível desse documento essencial para o deslocamento de rebanhos em Minas Gerais.

A ferramenta pode ser acessada por qualquer cidadão neste link https://www.sidagro.ima.mg.gov.br/sidagro/AcessoExterno/Gta/consulta.seam ou diretamente no site do IMA. Com essa inovação, o estado fortalece a segurança sanitária, melhora a rastreabilidade dos rebanhos e combate fraudes no setor. 

Como funciona a consulta on-line?

Toda carga animal transportada em território mineiro deve estar acompanhada da GTA, documento que certifica a regularidade sanitária dos animais. Agora, com a possibilidade de verificação digital, o usuário pode conferir a autenticidade da guia de maneira simples e rápida.

Para isso, basta acessar o sistema e inserir três informações básicas:
✔ Número da GTA
✔ Série do documento
✔ Código de barras

Não é necessário login ou senha, o que torna o processo ainda mais acessível e ágil.

Segurança e integração com sistema nacional

Além de trazer mais transparência ao transporte animal dentro do estado, o sistema do IMA está integrado à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Isso significa que todas as GTAs emitidas em Minas Gerais são automaticamente compartilhadas com a base nacional, permitindo a consulta em outros estados e vice-versa.

“Ao permitir que qualquer pessoa verifique a autenticidade da GTA e conheça a procedência do rebanho, o governo mineiro demonstra seu compromisso com a sanidade animal, a proteção das estradas e o fortalecimento da cadeia produtiva”, destaca Rogério Soares, coordenador do Núcleo de Operações Fiscais do IMA.

Casos de fraude e fiscalização

A consulta on-line já está mostrando resultados. Durante um evento agropecuário em Uberaba, fiscais do IMA identificaram 78 animais sendo transportados com GTAs adulteradas. Graças à verificação digital, os técnicos conseguiram conter os animais de forma imediata, evitando riscos sanitários para rebanhos de Minas e de outros estados.

Com isso, a ferramenta se torna um importante reforço na fiscalização, garantindo que apenas animais com documentação regular circulem pelo estado.

Atenção para atualização dos dados do rebanho

Além do controle no transporte, os produtores precisam ficar atentos à atualização do cadastro de rebanhos, que deve ser feita entre maio e junho de 2025. Essa etapa é essencial para manter o controle sanitário eficiente e subsidiar estratégias de defesa agropecuária.

De acordo com a Portaria nº 2.227/2023, quem não atualizar as informações dentro do prazo ficará impedido de emitir novas GTAs após o período estipulado.

Com essa iniciativa, Minas Gerais reforça seu compromisso com a segurança agropecuária, garantindo que o transporte de animais seja feito de forma responsável, segura e livre de irregularidades. 

Ouça a matéria

 

Rádio Notícia
Envie sua denúncia, crítica ou sugestão para o Jornalismo da Rádio Tropical
Whatsapp 35 – 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606

Grupo de notícias
Notícias de Três Corações  em seu whatsapp
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

Equipe Rádio Tropical
Equipe Rádio Tropical
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar
- Advertisment -

Últimas postagens