Psicóloga
A psicóloga Valéria dos Santos Juvêncio tem desempenhado um papel importante em Três Corações, MG, por meio de suas contribuições como voluntária em diversas iniciativas sociais. Além disso, participa ativamente de eventos voltados para mulheres e sua dedicação também se estende às empresas e escolas, onde promove palestras de forma voluntária sobre adoecimento ocupacional, estratégias de bem-estar no trabalho e temas importantes à saúde mental e familiar.
Valéria dos Santos Juvêncio nasceu em Carapicuíba, São Paulo, e mudou-se para Três Corações, Minas Gerais, há 10 anos. Casada com Marcílio Francisco há 22 anos, é mãe das gêmeas Larissa e Amanda, de 21 anos. Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Verde e pós-graduada em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano pela PUC Paraná.
Sua trajetória de superação começou na infância, vivida na zona rural, onde trabalhou na lavoura de café e em plantações de batata e feijão. Após a separação de seus pais, mudou-se com sua irmã gêmea Vanete e sua mãe para Três Corações MG, enfrentando inúmeros desafios financeiros e emocionais.
Desde cedo, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família, inicialmente em uma panificadora, onde permaneceu por 12 anos.
Foi no trabalho como secretária em um consultório de psiquiatria que Valéria encontrou sua verdadeira vocação. Incentivada por seu chefe e movida por sua força de vontade, ingressou na faculdade de Psicologia e, posteriormente, concluiu sua pós-graduação.
Valéria atua como psicóloga voluntária na instituição de abrigo Casa Lar e nos centros de recuperação de dependência química na comunidade São Bentinho. É também Conselheira Curadora do Hospital São Sebastião desde 2024.
Durante a pandemia, participou do projeto internacional PSIU, que ofereceu atendimento psicológico online a pessoas em sofrimento emocional.
Além disso, realizou palestras em escolas, empresas e instituições religiosas sobre temas como saúde mental, relações familiares, empoderamento feminino e autocuidado.
Seu compromisso com a comunidade a levou a participar do projeto integrador de Psicologia na Unincor, abordando o abuso sexual infantil e a criação de políticas públicas preventivas.
Também foi convidada para eventos voltados a mulheres, discutindo temas como maternidade, violência doméstica, autoestima e o papel da mulher no mercado de trabalho.
Por seus serviços voluntários, Valéria foi reconhecida com Moções de Aplausos pela Câmara Municipal de Três Corações e no programa “Cidade em Revista” em 2023. Em 2024, recebeu o título de Cidadã Honorária de Três Corações, um marco de sua dedicação à cidade que hoje chama de lar.