InícioDestaqueMinas Gerais tem a 3ª menor taxa de mulheres candidatas no Brasil...

Minas Gerais tem a 3ª menor taxa de mulheres candidatas no Brasil nas eleições municipais desse ano.

12 de Setembro de 2024, 13h50 – Por Elisson Gonçalves 

Três Corações, MG – A luta por maior igualdade na política está cada vez mais presente no debate público, mas os números ainda revelam um cenário desafiador. Minas Gerais, por exemplo, apresenta a terceira menor taxa de mulheres candidatas a prefeituras no Brasil. Apenas 11% das candidaturas ao executivo no estado são de mulheres, superando apenas o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.

Em Três Corações, a situação também reflete essa disparidade. Dos 16 candidatos ao executivo municipal — cargos de prefeito e vice —, apenas duas são mulheres, ambas concorrendo como vice-prefeitas. No legislativo, a desigualdade persiste: das 229 candidaturas para vereador, somente 75 são femininas.

Esses dados, fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram um descompasso entre a representatividade feminina nas eleições, principalmente em cargos majoritários. Segundo o Censo Demográfico de 2022, a população brasileira é composta por 51,5% de mulheres, o que representa quase 6 milhões a mais do que os homens. No entanto, essa maioria numérica ainda não se reflete nas urnas.

Em todo o estado de Minas Gerais, 2.336 candidatos disputam o executivo em 853 cidades, mas apenas 267 são mulheres, um percentual de 11%. Esse índice é inferior à média nacional, onde 15% das candidaturas para prefeituras são de mulheres.

O Espírito Santo possui o maior desequilíbrio, com menos de 7% das candidaturas para prefeituras sendo de mulheres, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 10,5%. Minas Gerais, como citado, ocupa o terceiro lugar entre os estados com menor participação feminina nas disputas ao executivo.

Por outro lado, estados como Roraima, Rio Grande do Norte e Sergipe registram taxas mais altas de mulheres candidatas, com cerca de 25%. Apesar de ser uma melhoria em relação a outros estados, esses números ainda estão distantes de representar o equilíbrio de gênero no país.

Essa disparidade nos números demonstra que a participação feminina na política brasileira ainda enfrenta muitos desafios, especialmente em cargos de liderança, como prefeituras e governos estaduais.

Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606

Link:http://wa.me/553532393606

Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz

Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27

 

 

 

 

Redação Cidade
Redação Cidade
Equipe de redação do Cidade em Revista, programa de rádio mais antigo da cidade.
Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidas