13 de Agosto de 2024 – 15h35 Por Elisson Gonçalves
Três Corações, MG – Na noite de ontem, a Câmara dos Vereadores de Três Corações foi o cenário da 25ª Sessão Ordinária e da 12ª Sessão Extraordinária de 2024. Com a presença de sete vereadores — à exceção de Juliana Prudêncio, Bioco e DJ Wesley, que não compareceram — o plenário reuniu munícipes e servidores da educação.
O destaque da sessão foi a “sabatina” das secretárias municipais de educação, Aracidelma Aparecida Rezende Carvalho, e sua adjunta, Maria do Carmo Andrade Franco da Rosa. Convocadas para prestar esclarecimentos sobre assuntos da educação no município, as secretárias enfrentaram uma série de perguntas que sobre problemas graves, como a crise no transporte público escolar e o atraso no início do calendário letivo de 2024.
Crise no Transporte Escolar
Os primeiros questionamentos giraram em torno da crise no transporte público escolar. Aracidelma foi indagada sobre o número de reuniões realizadas com a empresa Best, responsável pelo serviço de transporte. “Realizamos quatro reuniões presenciais com o proprietário da empresa, Sr. Cícero, sendo duas delas formalizadas em atas. Infelizmente, ele não compareceu em algumas convocações, e tivemos que tratar diretamente com seus representantes”, explicou a secretária.
Em seguida, foi questionado se houve orientação para que a secretaria buscasse o rompimento do contrato com a empresa Best. “Nos reunimos várias vezes com a procuradora, o setor de finanças e outras partes interessadas para alinhar as melhores soluções. Sempre tivemos como prioridade o bem-estar dos alunos”, responderam Aracidelma e Maria do Carmo, enfatizando que todas as decisões seguiram orientações da comissão responsável.
Participação da Empresa Best na Licitação
Outro ponto crítico abordado foi como a empresa Best conseguiu vencer a última licitação, realizada em abril, apesar dos problemas recorrentes. A resposta foi simples: “A empresa apresentou toda a documentação de forma correta durante a licitação, e não havia amparo legal para desclassificá-la”, esclareceu Juliana Naves Ferreira e Costa, secretária adjunta de Governo.
Recomposição dos Dias Letivos
Maria do Carmo detalhou as ações que estão sendo tomadas para minimizar o impacto no aprendizado dos alunos. “Estamos utilizando um plano de intervenção pedagógica para recuperar o conteúdo perdido, especialmente nas escolas de tempo integral. Não é o ideal, mas estamos fazendo todos os esforços para garantir que nenhum aluno seja prejudicado.”
A secretária Aracidelma também garantiu que nenhuma família perdeu o benefício do Bolsa Família devido às faltas justificadas dos alunos e afirmou que não houve evasão escolar.
Professores de Apoio e Atraso no Retorno às Aulas
Nos minutos finais da sabatina, as secretárias responderam a perguntas sobre a presença de professores de apoio nas salas de aula e o atraso no retorno às aulas. Elas explicaram que o suporte de professores é determinado por avaliações da equipe multiprofissional e que o calendário escolar foi elaborado de acordo com as orientações da Secretaria de Estado de Educação. As secretárias mencionaram ainda que medidas foram tomadas para assegurar a reposição das aulas, inclusive com atividades aos sábados.
Atualmente, o transporte escolar municipal está sob a responsabilidade da empresa Trectur, e as rotas administradas pela prefeitura continuam operando normalmente, até conclusão do novo processo licitatório, que está previsto segundo a prefeitura, para este ano ainda.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link:http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27
Ouça Radio Tropical FM 95,7
Link:https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353