Três Corações, 11 de março de 2024.
Visando intensificar as medidas de combate às arboviroses, especialmente a Dengue, o município de Três Corações tomou uma medida drástica: decretou situação de emergência em saúde pública. Esta decisão se soma a nove estados e mais de 200 municípios em todo o país que já declararam emergência devido ao aumento dos casos, conforme dados do Ministério da Saúde. A situação é particularmente preocupante em Minas Gerais, onde a epidemia de doenças infecciosas virais, como as arboviroses, está em níveis alarmantes.
O decreto municipal considera diversos aspectos, incluindo as condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além do aumento da incidência de casos no município. Uma das vantagens dessa medida é a facilitação na aquisição de insumos necessários para o tratamento dos pacientes afetados pela doença, permitindo uma resposta mais ágil por parte das autoridades de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 1,2 milhão de casos de Dengue, com 299 óbitos confirmados e outros 765 em investigação. Em Minas Gerais, os números são igualmente alarmantes, com quase 145 mil casos confirmados e dezenas de óbitos.
O decreto não apenas solicita a colaboração da população, mas também impõe medidas aos proprietários e responsáveis por imóveis e estabelecimentos comerciais, industriais ou educacionais. Estes devem manter suas propriedades limpas e livres de possíveis criadouros do mosquito transmissor, evitando o acúmulo de lixo e materiais inservíveis.
Além disso, o documento reforça o trabalho dos agentes de endemias, que têm autorização para ingressar em propriedades a fim de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação da doença.
O decreto na íntegra pode ser conferido no link: https://chat.openai.com/
Dúvidas, denúncias e informações: