Três Corações, 10 de janeiro de 2024.
Foi realizado na manhã hoje, na Clinica da Mulher um Curso de especialização para os profissionais de saúde, através do Projeto Saúde em Rede, do Governo Federal de Minas Gerais, a responsável pela ação em Três Corações é a enfermeira Fabiane Caldeira.
O Saúde em Rede nasce do direito do cidadão ao acesso a serviços saúde de qualidade. É um Projeto Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) que começou a ser executado em 2019, por meio da qualificação das equipes de Atenção Primária (APS) e de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), dos municípios mineiros, visando melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados por essas equipes ao cidadão.
É o Governo de Minas garantido, mediante políticas públicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos, o acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde de todos os mineiros.
O projeto Saúde em Rede tem o objetivo de (re)organizar a forma de trabalho das equipes de saúde, melhorando a integração entre atenção primária, atenção especializada e hospitalar, criando uma Rede de Atenção à Saúde. Com isso, o foco estará nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto oferece, de forma gradativa, às equipes de Saúde de todos os municípios mineiros, abordagens teóricas e práticas com foco na qualificação de pessoas e processos.
As atividades teóricas são realizadas por meio do Curso EAD, “Saúde em Rede: Organização do Cuidado em Rede”, desenvolvido pela SES-MG e ESP-MG, sendo ofertado pela TECPOP MINAS. Depois do curso, as equipes de saúde participantes, além de mais preparadas, se tornam multiplicadoras dos conhecimentos e procedimentos aprendidos.
Na parte prática, o projeto realiza um diagnóstico inicial dos serviços prestados no município e, em seguida, disponibiliza novas tecnologias a serem utilizadas pelas equipes de saúde na qualificação desses serviços.
Ao tornar as equipes e serviços de saúde mais eficientes, o cidadão ganha em tempo, com a diminuição das filas; ganha em qualidade, com a melhoria e reorganização dos centros de saúde; e ganha em economia, pois com uma gestão mais inteligente de processos de atendimento, haverá também uma maior eficiência nos gastos de recursos públicos.
Com o Saúde em Rede, a Saúde e o Cidadão, só têm a ganhar. Dentre os resultados que já podem ser observados, onde o Projeto foi aplicado, já verificamos:
• Organização dos processos da atenção primária, como por exemplo a alternância do modelo de agendamento;
• Equipes de Saúde da Família capacitadas para classificação de risco de gestantes;
• Construção de novos fluxos de compartilhamento do cuidado do usuário entre Atenção primária e Atenção ambulatorial especializada;
• Utilização de novas tecnologias de agendamento via aplicativos e telefone;
• Abertura de um Centro Estadual de Atenção Ambulatorial Especializada na região de Araçuaí que atenderá no modelo preconizado pelo Projeto.
Envie sua denúncia ou sugestão de notícia para o whatsapp 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo exclusivo de notícias Rádio Tropical 95,7Mhtz
Link: https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27
Ouça Radio Tropical FM 95,7
Link: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-tropical-957-fm/19353