Uma nova iniciativa pode trazer benefícios para os servidores da rede estadual de ensino em Três Corações, MG. O governo de Minas Gerais lançou o programa Minas com Todos – Acolher para Avançar, um projeto que tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e acolhedor para os profissionais da educação.
Esse programa representa um investimento significativo: são R$ 100 milhões repassados diretamente às escolas para que possam desenvolver ações voltadas ao bem-estar dos servidores. O anúncio oficial foi feito no início de fevereiro, durante o 1º Encontro de Gestores Escolares, e marca um passo importante na valorização e no suporte aos profissionais que atuam na educação estadual.
Foco no acolhimento e no desenvolvimento profissional
De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, a criação do Minas com Todos veio da necessidade apontada pelos gestores escolares de um acolhimento mais individualizado aos servidores. A ideia é que o cuidado com esses profissionais vá além da questão salarial, contemplando também aspectos fundamentais como a saúde socioemocional e um ambiente adequado para o desenvolvimento profissional.
O programa atuará em duas frentes principais. A primeira é a capacitação e reflexão, com palestras temáticas sobre inclusão, equidade e saúde mental que serão realizadas em todas as mais de 3.400 escolas estaduais. A segunda frente é a melhoria da infraestrutura, garantindo melhores condições de trabalho para todos os servidores, incluindo aqueles com deficiência.
Suporte psicossocial e ambiente mais seguro
Um dos destaques do programa é a integração com o Serviço de Atendimento Sociofuncional (SAS), que oferece suporte psicossocial e acompanhamento psicológico, além de auxiliar servidores que estejam passando por situações de vulnerabilidade emocional ou social. Segundo a subsecretária Gláucia Santos, o SAS trabalha em três eixos principais: saúde ocupacional, cultura organizacional e suporte psicossocial. Isso significa que o programa também atua na prevenção e mediação de conflitos dentro das escolas, garantindo um ambiente mais ético e respeitoso para todos.
Outro ponto importante é que o SAS também tem um olhar especial para os servidores que estão prestes a se aposentar, oferecendo suporte no processo de transição. Para quem está em atividade, o programa se preocupa com questões como prevenção ao assédio moral e incentivo à cultura do diálogo dentro das unidades de ensino.
Impacto esperado em Três Corações
A expectativa é que os profissionais da educação de Três Corações sejam contemplados pelo programa, assim como em outras cidades de Minas Gerais.
Seguiremos acompanhando o desenvolvimento desse programa e os impactos que ele pode trazer para a educação em Três Corações.
OUÇA A MÁTÉRIA
Rádio Notícia
Envie sua denúncia, crítica ou sugestão para o Jornalismo da Rádio Tropical
Whatsapp 35 – 3239 3606
Link: http://wa.me/553532393606
Grupo de notícias
Notícias de Três Corações em seu whatsapp
Link:https://chat.whatsapp.com/FApOm2x0RZcL5N1qzOIE27