O termo sentimento é muito utilizado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Porém, nem sempre os sentimentos são reconhecidos e entendidos, dificultando o campo das relações com o outro e consigo mesmo.
Muitas vezes os sentimentos são confundidos com emoções, porém não possuem o mesmo significado. As emoções dão origem aos sentimentos. Enquanto as emoções ocorrem no teatro do corpo, os sentimentos ocorrem no teatro da mente.
É fácil perceber a emoção quando o coração acelera, os músculos se contraem ou o ar parece faltar dos pulmões: você pode ver alguém tendo uma emoção, porém não verá tudo. Você pode ver a feição mudar, os movimentos se alterarem, mas os sentimentos, estes você não pode ver.
Estamos acostumados a esconder nossos sentimentos. Muitas vezes estamos sentindo uma tristeza profunda, mas nos comportamos como se estivéssemos alegres. Porém, esconder o que de fato estamos sentindo pode ser perigoso, pois pode fazer com que não tenhamos mais coragem de seguir em frente.
Compreender nossos sentimentos e buscar ajuda para equilibrá-los é o que irá garantir a nossa saúde mental. Por isso, quando alguém disser a você “não é nada”, acolha, abrace, mostre compaixão, pois naquele momento um sentimento pode tentar se esconder mais uma vez.
O mundo seria muito melhor se de fato soubéssemos o quanto é importante compreender sem julgar, acolher sem punir, abraçar sem querer nada em troca. Nós esquecemos aquilo que nos disseram, esquecemos aquilo que nos fizeram, mas não esquecemos como as outras pessoas nos fizeram sentir.
Que ao permitir compreender e compartilhar seus sentimentos com quem você confia, você incentive e ajude outras pessoas a fazerem o mesmo. Que você seja morada de sentimentos bons!